sábado, 8 de novembro de 2008

Justificação

Por sua natureza, o homem não somente é filho do mal, mas é também um transgresor e um criminoso (Rm 3.23;5.6,8,10; Cl1.21; Tt3.3). Na regenração, o homem recebe uma vida nova e uma nova natureza, na justificação, uma nova posição. A justificação pode ser definida como o ato de D'us pelo qual Ele declara justo aquele que crê em Cristo. F.W. Farr diz: " A justificação é a inversão da atuitude de Deus para com pecador, por causa da nova relação do pecador com Cristo. D'us condenou, agora Ele absorve".Extraido do Livro: Paletras em Teologia Sistematica, pagina 259.

Ordenaça ou Sacramento

O batismo para nós é uma Ordenança ou Sacramento?
Alguns preferem chamá-la de “Sacramentos”. Originalmente esta palavra significava tornar sagrado, dedicar aos deuses ou a usos sagrados. Após algum tempo passou a significar aquilo pelo que uma pessoa se liga a outra para executar qualquer coisa. A Igreja Católica utiliza esse termo, mas encontramos sete Sacramentos: ordenação, crisma, matrimônio, extrema unção, penitência, batismo e eucaristia.
As palavras Sacramento ou Ordenança não se encontra nas Escrituras. Mas para evitar o encorajamento do sacramentarismo nas igrejas evangélicas optaram na ordenança, pois podemos definir a ordenança como rito externo ordenado por Cristo para ser mantido na Igreja, como um sinal visível da verdade salvadora da fé Cristã. Numa visão mais ampla torna-se um sacramento, pois somente num sentido de ser um voto de fidelidade ao Nosso Senhor Jesus. O Novo Testamento prescreve duas ordenanças: batismo e Ceia do Senhor.

O que significa a Palavra Torá

A palavra Torá, em Hebraiço, significa "Ensino", " Instrução" e equivale aos cinco primeiros livros da Biblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Numeros e Deuteronômio. No grego, esses cinco livros são conhecidos como Pentateuco.

Os Anjos São Eternos?

Segundo as Escrituras os anjos não existem desde a eternidade conforme o texto em Ne 9.6 " tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército", Sl 148 2, 5 "Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celetiais...
Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados", Cl 1.16 " porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele". Também entendemos na declaração em I Tm 6.16, onde diz a palavra de D'us é " O único que possui imortalidade."

Qual é a fonte da Teologia?

Artigos Biblicos
A biblia é fonte da teologia ela é a palavra de D'us. O cristão que quer conhecer a D'us deve estudar as Escrituras, pois encontrará o plano do Redentor, os registros e ação de D'us na História(revelação propriamente dita), o próprio registro é suprentendido por D'us(inspiração);compreendemos que o seu significado é ação divina(iluminação).
Referências:
Sl 19; 119; Jo 5.39; 10.35; IITm 3.16-17; IIPe 1.20-21; Ap2.18-19.

Tema: Pecado

Discipulado
Texto Básico: Mt 22.37- 40
Introdução
O pecado é uma falta de conformidade ou transgressão da Lei de D'us. Como nós somos criaturas Morais e Racionais (Gn 1.26), estamos necessariamente sujeitos a Lei do Direito e (Divino). Gn 2.17.
Segundo o Hebraico a palavra “Pecado” pode ser compreendida como um substantivo masculino que se constitui num desvio do alvo, ou um desvio da obediência, uma falta de inteireza ou aceitação perante Deus.
Secularmente a palavra refere-se a uma quebra da Lei civil ou das estipulações de um monarca, como em Gn 41.9 e Ec 10.4
O sentido básico da palavra é o errar um alvo ou um caminho. Referencia (Jo 14. 6) Jesus é o caminho.
Obs.: No hebraico não possui palavra distinta para Culpa, algumas das palavras para “pecado” sustentam esse conceito.
Referência Bíblica:
Jz 20.16 – Não erravam o alvo, pois eram habilidosos/ II Tm 2.15, O apóstolo Paulo declara que devemos ser habilidosos na Palavra de D'us.Em Sl 119.11, diz que devemos guardar a palavra de D'us no coração para não pecar contra O Senhor. "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
"Pv 19.2 - fala do homem precipitado “que erra o caminho”. / II Rs 1ss. Acazias erra o alvo quanto deixou de buscar a D'us.
Definição da palavra Precipitado:
1. Que não reflete
2. Imprudente
Em Pv 8. 36 - O conceito de falha ou fracasso / Saul I Sm 13.13; Absalão( II Sm 14;15;16;17;18.1-[9]-[10]-18) , Saul e Absalão tiveram o mesmo fim( Ref.: I Sm 31 .1-7 / Saul) práticaram uma violação da Lei, isto é dos mandamentos do Senhor e falharam em viver segundo as suas expectativas.
Jesus não Declarou nada de Novo em Mt 22.37- 40, pois as suas declarações estavam fundamentas nas palavras dos seus profetas. Dt 6.5 / Dt 11.1
Ordenaças do Senhor
Ref.:Ex 20 .1ss ; 21 .1ss; 22.1ss; 23.1ss
Conclusão
Em suma, para não errar é preciso obedecer o grande e o primeiro mandamento que Jesus declarou em Mt 22.37-40, Amá-lo de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Pois, assim não desviamos dEle.
Pecado é Extraviar-se, errar o alvo. Nunca esqueça disto!

Continuaremos com o assunto

Tema: Sede firme, meus amados irmãos

Mensagem de Domingo 26/10/2008
Esboço da Pregação
Texto Básico: I Co 15.58
Titulo: Como podemos nos firmar no Senhor
Introdução
Estamos vivendo momentos em que os crentes atualmente não estão firmes nos caminhos do Senhor, vive uma vida oscilante e descrentes naquilo que D'us pode realizar por eles. Os Cristãos estão sem fé, infidelidade a D'us é notória, sem rumo, aceitam qualquer vento de doutrinas, isto é, estão doentes espiritualmente( por falta de uma alimento sólido), por não querer ouvir a voz do Senhor D'us e não aceitar aquilo que D'us nos deu de melhor: que foi sua palavra, seu Filho( Jesus) e seu grande amor. Por isso que a igreja do presente século tem estado nesta situação que todos temos visto.
Destacamos 7 (sete ) Exemplos da Biblia que podemos executar para nos firmar nos Senhor.

1. Na Palavra de D'us - Sl 119 . 9-11
2. No Amor - Rm 5.5; 13.10; I Co 13.1-8
3. Na Fé - Hb 11. 6
4. Na Comunhão - At 2.42; I Jo 1.7
5. Na Confiança - Sl 20 7-8; 125 .1-3
6. Nos trabalho do Senhor - I co 15.58
7. Na Esperança da Volta de Cristo - Jo 14.1-3; I Ts 4.16

Conclusão

Portanto, amados irmãos, façamos como a Palavra de D'us nos instrui, conforme é declarado em Os 6.3a " Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor".

Frase do dia - 23/01/2009

"E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído para o progresso do evangelho;" Fl 1.12

_____________________________
Envie seu pedido de oração para o e-mail abaixo:
e-mail:ieatosdosapostolos@hotmail.com